A pandemia provocada pelo novo coronavírus virou de pernas para o ar tanto a rotina da população, quanto a economia de todo o país. E uma das pessoas que mais sofrem com isso é o dono de pequeno negócio, que precisou fechar as portas de seu estabelecimento físico e ficar em casa para diminuir a propagação da doença.

O problema é que o fechamento repentino das lojas físicas provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento das empresas. Muitos empreendedores, agora, não sabem como vão fazer para manter o negócio funcionando, pagar fornecedores e funcionários, arcar com as dívidas e até mesmo colocar comida dentro de casa.
A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. Por isso, criamos um conteúdo especial para que possa encontrar soluções e oportunidades a fim de lidar com os desafios deste momento.
Se o que te preocupa hoje é como manter as vendas durante a crise, está no lugar certo.Veja o que separamos para ajudar o seu negócio a manter o ritmo:
A palavra-chave é inovar
Você pode ser um microempreendedor individual ou até mesmo ter uma pequena empresa, não importa o tamanho do seu negócio, a inovação deve ser uma meta constante. E agora, em um momento de crise, é por meio dela que vai poder ver um novo horizonte.Inovar não é necessariamente implementar uma nova tecnologia, mas criar uma nova maneira de lidar com um problema, oferecendo uma solução rápida e que atenda as necessidades.
E, neste caso, inovar significa chegar até os seus clientes, já que eles não podem mais ir a sua empresa.
Como?
Nós vamos mostrar três novas maneiras de fazer negócios que podem ser implementadas facilmente no seu empreendimento.
1 – INSTALE O WHATSAPP BUSINESS:
Whatsapp Business:

É uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação dos negócios. Em tempos de coronavírus, adotá-la pode a ser solução para garantir as vendas da sua empresa. Afinal, o aplicativo permite continuar a atender os seus clientes, tudo a distância, para eles continuarem comprando, mas de casa.Na próxima semana teremos um artigo explicando as principais utilidades dessa ferramenta.
2 – COMUNIQUE-SE COM SEU PÚBLICO
A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus expõe a necessidade de as marcas saberem se comunicar, sendo flexíveis e se adaptando às mudanças. Afinal, quando o cenário se altera e todos passamos a viver em uma nova realidade, é preciso agregar valor, agir de maneira empática e evitar o oportunismo.
E isso está relacionado a uma boa presença nas redes sociais, para ficar próximo dos seus consumidores em tempo de isolamento social. Com a quarentena, todo mundo está na internet atrás de produtos e serviços o tempo todo.
Muitas estratégias e tendências estão sendo utilizadas pelas empresas, e algumas delas têm apresentado como resultados concretos, como melhor desempenho nas vendas, maior número de visitantes e engajamento dos clientes.
3 – É DELIVERY QUE SE CHAMA?
O serviço de entrega em domicílio não serve só para restaurante. O mercado de delivery é diversificado e significa oportunidade para vários tipos de estabelecimento, desde restaurantes até pet shops, passando por lavanderias, farmácias, lojas de roupa, entre outras. A oportunidade que essa nova forma de operar gera é ganhar espaço em um mercado que antes não existia para você e, com isso, conseguir compensar a falta de vendas na sua loja.
Uma saída para fazer dos limões da pandemia do Covid-19 uma limonada é usar o tempo livre em casa para se capacitar e adquirir novos conhecimentos e habilidades empreendedoras e de gestão.
Uma vez mais, a ordem é inovar, não fazer novos esforços em períodos turbulentos, farão com que tenha resultados inferiores aos costumeiros.
Fonte de Informações e referência: SEBRAE