Problemas gerados pelo Marketing amador

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Todo pequeno empresário/empreendedor ou gestor sabe ou deveria saber a importância de investir em comunicação e marketing para o sucesso nos negócios.
 
Vi certa vez a seguinte frase e me pareceu fazer todo sentido:
 
“QUANDO VOCÊ TEM UM PRODUTO OU SERVIÇO E NÃO FAZ UM BOM MARKETING DO MESMO, EQUIVALE A DAR AQUELA PISCADA SEDUTORA PARA ALGUÉM, PORÉM NUM AMBIENTE TOTALMENTE ESCURO”
 
Existem diferentes conceitos do que é marketing e diferentes frentes de atuação nos negócios. Mas nós gostamos da definição mais simples que é, divulgar o seu negócio pelo menor valor possível auxiliando na geração de mais lucros.
 
Há pouco tempo, marketing e comunicação eram vistos como itens de luxo, sequer cogitados pelos empreendimentos menores especialmente em razão da inacessibilidade e custos bem mais elevados.
 
Entretanto, a disseminação cada vez mais rápida de conhecimentos relacionados ao assunto, torna viável a implementação de marketing para todos os setores.
 
Seja qual for a circunstância do seu negócio…
 
Sem o marketing você está alguns passos atrás do seu concorrente.
 
Se você está vendendo pouco, poderia estar vendendo mais. Se você está vendendo muito, de vento em popa, poderia estar ampliando o seu negócio.
O marketing requer investimento, mas também a decisão firme de tê-lo constante e contínuo, pois trata-se de uma área fundamental para o sucesso dos negócios. Então, use o tempo e os recursos ao seu favor e busque análises sob pontos de vista diferentes.
 
Vamos agora aos 5 principais problemas de um marketing, digamos, não tão profissional:
 
1) O posicionamento do seu negócio não está bem definido
Você sabe qual é o posicionamento, entretanto, não consegue alinhá-lo com toda a equipe. Isso é possível utilizando metodologias e ferramentas específicas.
 
2) Você não definiu os padrões de aplicação para a comunicação visual e relacionamento com clientes ou nem sempre são aplicados
Sabe aquela empresa que quando você entra tem a sensação de estar lidando com profissionais, pois desde o primeiro contato você viu coerência em tudo? É essa percepção gerada quando os padrões de comunicação são aplicados.
 
3) Prejuízo financeiro por causa de retrabalho
Quando você não tem profissionais qualificados em marketing, o risco de perder dinheiro é alto. Por exemplo, aquele anúncio que saiu com um erro na escrita ou aquela imagem que ficou com péssima qualidade, que acaba saindo mais caro – em termos de dinheiro, tempo e oportunidades – devido à necessidade de refazer o trabalho.
 
4) Sente que está perdendo o seu tempo
Você demora muito tempo para fazer coisas simples e não tem segurança de que está bom. Exemplo, você fica horas tentando colocar o seu logotipo em uma imagem para criar um anúncio e depois fica confuso sobre como finalizar o arquivo ou você quer realizar alguma ação de divulgação, mas não faz a menor ideia do que fazer para começar.
 
5) Falta executar o planejamento de marketing
Os anos passam e você não consegue executar o seu planejamento de marketing de forma adequada ou se deixa interromper no meio do caminho. Um planejamento bem feito é um norte para o seu negócio e, é necessário que ele seja aplicado em suas diversas fases, sem paralisar os processos.
 
 
Esses são apenas alguns exemplos básicos de problemas que você já deve ter vivido. Se você se identificou com algum deles ou passa por outros, pode ser o momento de buscar empresas e profissionais para estruturarem melhor o marketing em seu negócio.

Receba nossas novidades

Dicas, promoções e muito mais

Explore

Tendências

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Marketing Digital é uma soma de atividades que um empreendedor faz de forma online (via Internet), com o intuito de atrair novos negócios, relacionamentos e

Planejamento

MARKETING EM 4 ETAPAS BÁSICAS

Fazer um bom “Marketing” parece ser simples e realmente é, desde que você esteja atento a algumas coisas básicas:   ESTRATÉGIA: A melhor forma de