O QUE É MARKETING DIGITAL?

Marketing Digital é uma soma de atividades que um empreendedor faz de forma online (via Internet), com o intuito de atrair novos negócios, relacionamentos e desenvolver uma identidade visual.
Segue abaixo uma lista de 3 estratégias que podem te ajudar:
 
1 – SEO (Search Engine Optimization)
 
Falando de maneira simplificada, seria um conjunto de ações e técnicas que permitem ao seu negócio ser mais facilmente encontrado nos mecanismos de buscas. Uma das formas de funcionamento é quando você faz uma busca aleatória no Google por determinado tema, vidraçaria, por exemplo, e no topo da busca aparece a empresa VIDRAÇARIA PREMIUM. Quanto melhor utilizada for essa técnica, maiores serão suas chances de aparecer em determinadas buscas e assim se tornar mais visível e acessível.
 
 
2 – Inbound Marketing
 
Também conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia voltada para chamar a atenção de um público-alvo através de criação e compartilhamento de artes e conteúdo que possam gerar impacto, seja ele visual ou por via de conteúdo escrito.
 
O intuito é captar a atenção com informação direta e assertiva, falando exatamente o que aquele tipo de público (nicho) deseja ouvir, através de pesquisas e análises prévias já realizadas. Uma vez que a mensagem seja notada, o potencial cliente (lead) irá em busca de maior conteúdo sobre aquela mensagem inicial e aí já começa um relacionamento maior com a sua empresa, aumentando assim a possibilidade de uma conversão.
 
Com adoção dessa estratégia, você consegue inclusive diminuir custo com anúncios pagos (Ads), pois toda a campanha será feita para um público pré-selecionado, evitando cliques de pessoas aleatórias, que dificilmente comprariam seu produto ou serviço. Esse funil também permite uma interação maior com o público alcançado, aumentando a questão de persuasão, relacionamento e ajudando a esclarecer possíveis temores e dúvidas.
 
3 – Marketing de Conteúdo
 
Provavelmente, você já deve ter ouvido que para crescer o seu negócio, se faz necessário o uso das redes sociais, pois então, não adianta se posicionar nas redes de maneira descompromissada, como se aquilo fosse uma brincadeira de duas cranças na água.
Você é o menino de costas e sua empresa a outra criança…rs
 
Você precisa oferecer algo além do seu produto. Fazer inúmeras postagens com foto do seu produto ou serviço, com informações sobre valores e seu número de contato já não são tão efetivas.
Há uma variedade de pessoas e empresas postando conteúdo de relevância e se quiser prosperar, precisa fazer o mesmo.
 
Postagens com significado, trazendo informação útil e relevante, criando um relacionamento, interesse por novas abordagens suas, sempre focando na solução para determinada dor do seu cliente (persona).
Isso gera engajamento, retenção de público, compartilhamento com outras pessoas, ajudando a aumentar seu alcance.
 
Hoje em dia, o processo de compras online aumentou de forma significativa, seja para produtos ou serviços e trouxe consigo uma maior exigência por parte do consumidor. Então mostrando autoridade sobre assuntos, fazendo abordagens com sentido e criativas, tudo isso encurtará o caminho para realizar a sua venda.
 
Uma dica interessante e que todos fazem é saber como seu concorrente se comporta, qual o plano de marketing utilizado, se faz uso do Google Ads – Face Ads, qual nicho no marketing digital ele está mais focado e o porquê.
 
Para definir seus concorrentes é fácil, pegue alguns exemplos de empresas que atuem no mesmo segmento que o seu nas redondezas (as 5 principais). No caso da DIVULGA, eu faria assim no Google: empresa de marketing digital – agência de marketing digital seguido do nome da localidade onde estou (bairro, região ou cidade), dependendo do tamanho que deseja alcançar e atender. Fora isso, gosto de utilizar a referência a nível nacional, afinal tenho sonhos grandes…rs
 
 
Se você atua num ramo e não sabe dizer prontamente qual a empresa referência nacional no seu segmento, recomendo fortemente que reveja isso, descubra de uma vez e a utilize como referência. Muitas coisas que ela utiliza não se aplicarão ao seu negócio ainda, por questões de tamanho e estrutura, mas o pouco que servir, fará toda a diferença e servirá como inspiração.
 
Voltando ao tema de concorrentes, tendo em mãos quem são, você pode analisar o tipo de conteúdo que compartilham nas redes sociais, os meios de comunicação que usam (Whatsapp, Chat Online, Telegram, E-mail Marketing…), se possuem algum e-commerce e o quão efetivo parecem ser, nível de interação com clientes, qualidade de arte e conteúdo, ou seja, uma infinidade de detalhes que você pode tirar proveito para melhorar o seu negócio.
 
Uma parte bacana de gerar conteúdo é proporcionar novos conhecimentos ao seu público, entregando informação de maneira espontânea e atendendo a interesses que possam ter. Quem tem uma agência de marketing pode abordar temas relevantes para quem busca crescer na área, algo como:
 
  • Dicas de Marketing
  • Onde encontrar cursos grátis de Marketing Digital
  • Livros Gratuitos de Marketing Digital
  • Como aumentar seguidores no Instagram
  • Como trabalhar com Marketing Digital
São assuntos que despertam interesse, agregam valor a quem lê e ainda criam expectativas sobre conteúdos futuros que você possa produzir.
Na próxima postagem sobre Marketing Digital, abordaremos sobre o tema BLOG, uma importante ferramenta para detalhar mais ainda o seu conteúdo, atrair pessoas e se posicionar de forma interessante na rede.
 
Gostou do tema? Compartilhe com seus amigos!
Quer saber mais sobre outros assuntos? Me escreva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *